terça-feira, 23 de outubro de 2012

Hipocrisia: uma máscara que precisa ser arrancada!


A gente finge o tempo todo!

Num dia de trabalho comentei, perguntando ao mesmo tempo, a um colega se seria possível ser feliz sem Jesus. Ele que é desviado do evangelho disse numa autenticidade que me chocou e nunca mais esqueci. Recordo-me até hoje do timbre da sua voz e do seu sorriso amarelo ao dizer aquela frase: "A gente finge."
Como é triste! A hipocrisia impera na sociedade. É um mal que atravessa as eras. O meu amigo está certo, certíssimo.  Sem Jesus, e eu tomo a liberdade de dizer que muitas vezes com Jesus, andando lado a lado com Ele, a gente finge o tempo todo. A gente finge que é feliz na vida sentimental, sexual, profissional, familiar... Uma tragédia emocional que vamos carregando e se transforma em uma carga pesada. Como diz a canção, deixando a vida nos levar...
Poucos questionam e tentam arrancar as máscaras que a vida vai colocando. Poucos lutam para se desfazer dessa carga pesada de sentimentos mentirosos. Somos uma mentira diante dos homens e diante de Deus. Somos hipócritas porque temos vergonha do nosso interior, vergonha do que somos, um sepulcro caiado. Eu acho que sei o porquê. Preferimos as máscaras, preferimos a alegria da bebida forte, preferimos o falso já que a verdade dói, assusta, nos expõe diante de pessoas e temos medo da rejeição. Queremos ser amados, aprovados e nunca rejeitados. 
Vamos lutar contra a hipocrisia. Nascemos nus e creio que fomos criados para vivermos assim. Lembra de Adão e Eva no paraíso? Vamos tirar as máscaras, primeiro na nossa vida com Deus. Jesus odeia pessoas hipócritas. Foi a única palavra ofensiva que Ele dirigiu a alguém nas escrituras. Atacou os religiosos de sua época sem misericórdia. Eram homens que usavam a fé para oprimir as pessoas, colocar fardos pesados sobre elas e Jesus os confrontou, dizendo que nem eles mesmos cumpriam a lei. 
Quanto mais autênticos formos melhor como pessoas seremos. Os homens podem não nos aprovar, mas Deus nos aprovará sempre. Ele verá a sinceridade dos nossos corações e lançará sobre nós a sua misericórdia. Lembra do meu amigo? Deus viu a sinceridade Dele e tenho certeza que mais cedo ou mais tarde ele voltará para Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário