quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Orações sinceras agradam a Deus!



Amo todas as orações das escrituras sagradas e aprendi a fazer delas as minhas orações também. A oração do Pai Nosso por exemplo tenho até dificuldade de orar com outras pessoas porque  a maioria recita como está na bíblia e eu a incorporei nos meus pedidos diários, portanto, posso dizer que desaprendi a repetir como está na Palavra. Outras orações que acabei incluindo nas minhas meditações  são as orações de Habacuc e Jabes. Uma porque fala de espera em Deus e a outra porque é um conjunto de tudo que penso que deve existir numa conversa com Deus, lembra um pouco o Pai Nosso, é curta e poderosa.

No entanto, sem dúvida, a oração de Ana é a que mais me emociona e me emociona porque vejo ali uma mulher desesperada, numa situação complicada. Diante de Deus, ela já não tinha palavras, murmurava,  entre lágrimas, aflita. Em sua prece, Ana se expõe, primeiro as pessoas que estavam ali a observando por tanto tempo de joelhos no altar, depois se expõe ao sacerdote a quem confessa a sua dor declarando ser uma mulher atribulada de espírito. Ana era humilhada por sua rival e pela sociedade de sua época, simplesmente, porque não pudia ter filhos. 
Aprendo com Ana que devemos ser simples, objetivos e sinceros nas nossas orações. Tenho certeza que Deus detesta orações hipócritas. Devemos ainda deixar o egoísmo de lado e  também pensar  no coração de Deus. Com certeza, Ana viu que Israel precisava de um homem de Deus de verdade. Os filhos de Eli envergonhavam o nome do Pai. Então, abriu o coração para Deus. Ana disse que se o Senhor desse um filho a ela, ela o ofereceria a Deus. Mais ou menos assim... "O Senhor me dá o menino e eu o devolvo ao Senhor e por todos os seus dias estará plantado na tua casa." 
A oração de Ana agradou o coração de Deus. Sei disso, porque a resposta foi imediata por meio do profeta: "Vai  em paz e que o Deus de Israel  lhe conceda o que você pediu."  E a palavra diz ainda que Ana não estava mais triste. Dois sinais da resposta de Deus. Um coração tranquilo e a palavra profética liberada.  Ana fez a oração que Deus queria e é isso que precisamos aprender. Orar o que Deus quer.
Pouco tempo depois dessa oração, Ana carregava em seus braços, o seu sonho: o menino Samuel. Samuel representou para Ana o fim da sua vergonha. A sua honra diante daquela sociedade. O fim das humilhações por parte da sua rival ou seja a vitoria sobre os inimigos. Samuel ainda representou a alegria para aquela mulher já que Deus pôs fim a sua esterilidade. Ela ainda teve outros cinco filhos. 
O tempo de alegria chegou para Ana que agradecida ao Senhor fez um cântico de louvor belíssimo que esta no capitulo 2 de Primeiro Samuel. Ana tinha um coração agradecido. Reconheceu Deus em seus caminhos.

Para você que ainda não conhece essa passagem bíblica a transcrevi abaixo. Vale a pena conhecer as orações de Ana.

1 Samuel 1:9-18 

Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do SENHOR.
Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente.
E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.
E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o SENHOR, Eli observou a sua boca.
Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada.
E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho.
Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR.
Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora.
Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.
E disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste. 

1 Samuel 2: 1-10  


Então orou Ana, e disse: O meu coração exulta ao SENHOR, o meu poder está exaltado no SENHOR; a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação.
Não há santo como o SENHOR; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus.
Não multipliqueis palavras de altivez, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o SENHOR é o Deus de conhecimento, e por ele são as obras pesadas na balança.
O arco dos fortes foi quebrado, e os que tropeçavam foram cingidos de força.
Os fartos se alugaram por pão, e cessaram os famintos; até a estéril deu à luz sete filhos, e a que tinha muitos filhos enfraqueceu.
O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.
O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta.
Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo.
Os pés dos seus santos guardará, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas; porque o homem não prevalecerá pela força.
Os que contendem com o SENHOR serão quebrantados, desde os céus trovejará sobre eles; o SENHOR julgará as extremidades da terra; e dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido. 

4 comentários:

  1. Vc tem um ÓTIMO blog...
    Cada postagem MARAVILHOSA... E que DEUS continue te usando pra você escrever coisas maravilhosas assim... Vou visitar o teu blog agora direto! PARABÉNS! E claro, d-i-v-u-l-g-a-r...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!!!!!!!!!!Muita obrigada!!!
    Uma pena que você nao deixou seu nome, nem seu endereço na net, mas conto mesmo com pessoas como você para ajudar na divulgação do evangelho.
    Deus e Fiel!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz muito obrigada hoje orei como ana de forma sincera e verdadeira para nosso Deus (fui muito humilhada como ela) depois fui para igreja e no momento que adorava o senhor falou ao meu coração O ARCO DOS FORTES FOI QUEBRADO pesquisei o que siginificava e achei no seu blog um caminho para entender o que Deus deseja falar ao meu coração! ainda não parei para orar mas vc. com esta mensagem já me dá uma direção , deus lhe pague, muito obrigada!

      Excluir
    2. BrianUchina, este é o objetivo deste blog: abençoar e abençoar... Que bom saber que ele foi fonte de bênção para a sua vida! Que o Senhor continue falando ao seu coração sempre. Ele nunca nos abandona!

      Excluir