quinta-feira, 16 de junho de 2011

Os patriarcas e os altos lugares

 

A conquista pelos altos lugares não é fácil. Na bíblia temos bons exemplos. Os patriarcas do antigo testamento nos apresentam nas suas histórias a complicada  caminhada rumo à terra prometida, rumo ao lugar seguro, um abrigo debaixo das asas do altíssimo.
   Abraão, o primeiro deles ouviu Deus, confiou Nele e partiu para um destino desconhecido. Seu espírito não aceitou os deuses feitos por mãos de homens. Ele acreditou num Deus maior, rejeitou o que sua tradição lhe vendia e como resultado encontrou o grande Deus verdadeiro. Sem dúvida, em sua época, se tornou  o maior levantador de altares ao Senhor. Sua fé moveu o coração do Pai a tal ponto que foi presenteado se tornando Pai de multidões, de Nações. Seu filho Isaac, o filho da promessa, seguiu seus passos, honrou a Deus e também foi abençoado. Ambos obtiveram a prosperidade financeira e espiritual e cada um a seu modo alcançou um lugar em Deus, mas creio que foi o neto Jacó quem conquistou os altos lugares. Ele entendia a linguagem do Eterno. Viu o céu aberto. Teve um encontro com Deus e sua vida foi mudada. Conquistou um novo nome, tão abençoado que se tornou o nome da nação do povo hebreu: Israel que significa Príncipe de Deus. Dos seus doze filhos, um também entendia a linguagem do Senhor. Seu nome? José, o ramo frutífero... O sonhador...  Por acreditar em Deus foi perseguido pelos irmãos, foi jogado numa cova, se tornou escravo, prisioneiro, mas Deus transformou toda essa maldição em bênção e fez dele governador do Egito.
   Abraão, Isaac, Jacó(Israel) e José alcançaram os altos lugares porque foram homens que tinham intimidade com Deus e que sabiam o que o Eterno esperava deles. Embora pecadores, endireitaram suas veredas a tempo e comeram o melhor desta terra. Foram homens prósperos e realizados. Provaram que andar com Jeová Jiré dá lucro.  E o próprio Deus não se envergonhou deles e os honrou ao se chamar seu Deus: "Eu sou o Deus de Abraão, Isaac e Jacó". 
   Quatrocentos  anos depois entra na história dos hebreus um homem chamado Moisés, mas esse merece um novo estudo. Esse, viu a glória de Deus e literalmente alcançou os altos lugares.




Nenhum comentário:

Postar um comentário